terça-feira, 11 de maio de 2010

Seleção Brasileira: Missão Copa do Mundo!

E uma ansiedade que pulsava na cabeça e no coração de muita gente encerrou-se hoje, ás 13h, quando o treinador da Seleção Brasileira, Dunga, convocou os 23 jogadores que defenderão a Amarelinha na Copa do Mundo da África, em Junho. Muito foi dito, mas o Fala Ligeira fará uma análise de quem foi chamado para o Mundial.


Lista do Dunga
GOLEIROS:

Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma)

LATERAIS: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro)

ZAGUEIROS: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)

MEIO-CAMPISTAS: Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray),Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo)

ATACANTES: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg)


Nenhuma surpresa. Dunga foi coerente com o seu discurso e manteve a base que foi trabalhada por ele nos três anos que está a frente da Seleção. Sem Adriano, Gaúcho e Ganso, o técnico está sendo duramente criticado e contestado por muita gente (e pelo autor deste blog rs), e agora vamos para a análise.

Vamos começar pelo gol. Temos o Julio Cesar como titular absoluto da meta da Seleção. Teve boas temporadas na Inter e foi bem nos jogos que participou pelo Brasil. Terceiro goleiro na última Copa, têm agora a chance de se consagrar na história da Amarelinha. Porém, o problema tá no banco de reservas...

Não que Gomes e Doni não sejam bons goleiros. Longe disso. Tecnicamente são dois bons jogadores, porém a disputa pela terceira vaga (Pra mim a convocação de Gomes foi justa e a reserva imediata é dele) estava em aberto, justamente por termos bons nomes brilhando muito por aqui. É o caso de Victor, goleiro do Grêmio, que fez uma excelente temporada pela equipe do sul. Revelado pelo Paulista de Jundiaí, Victor foi convocado algumas vezes por Dunga, mas nunca se firmou no grupo.

Agora, as laterais. Uma das posições mais carentes da Seleção a meu ver, Dunga chamou aqueles que estavam sendo chamados antes. Maicon pela direita e Daniel Alves na esquerda serão os titulares de Dunga na Copa. Maicon está muito bem na Itália e Daniel o mesmo na Espanha. Uma vantagem de Dunga é que Daniel é ambidestro, podendo jogar tanto na esquerda quando na direita, podendo dar mais uma arma para o técnico da seleção. Vamos aos reservas agora. Michel Bastos, que foi revelado nas categorias de base do Pelotas-RS, logo foi para a Europa, jogar no Feyenoord da Holanda, adquirindo experiência internacional e com boas atuações nos últimos anos no Lyon, é uma boa alternativa pra Dunga. O veterano Gilberto, do Cruzeiro, completa essa lista, colocando mais uma opção para a área esquerda da Seleção.

Na zaga temos a posição mais sólida do Brasil. O capitão Lucio e Juan devem ser os titulares na estréia, diante da Coréia do Norte. Luisão, que joga no Benfica, e Thiago Silva do Milan, são ótimas opções de banco. O jovem Thiago Silva deve ir para adquirir experiência, já que é um possível nome para a Seleção da próxima Copa, em 2014.

E agora começa a polêmica. No meio campo temos as mesmas caras de sempre. Dunga não quis inovar e manteve a base dos últimos jogos, levando nada menos do que SEIS volantes de ofício e dois meias de ataque (Kaká e Júlio Batista). Alguns têm características ofensivas, como Elano e Ramires, mas Dunga deve mesmo escalar três volantes (Felipe Melo, Elano e Gilberto Silva) com Kaká como o organizador da equipe.

No ataque temos uma surpresa, boa em minha opinião, com a ausência de Adriano. A quem fale. “Ahhh, mas ele ganhou Copa América e o escambau, joga muito e o anão de jardim leva o bosta do Grafite no lugar dele?!! QUEM É GRAFITE, PORRA!??”

Vamos com calma. Primeiro vamos aos jogadores convocados por Dunga. Luis Fabiano e Robinho são os titulares de Dunga. Isso é fato. Ambos já estão acostumados com o clima de seleção e estão bem em seus clubes. Nilmar não vem muito bem no Villareal, mas é um bom atacante, velocista e sabe o caminho do gol. Porém a quarta vaga leva muita polêmica, justamente pela ausência do Adriano.

O atacante do Flamengo, que teve um excelente 2009, sendo Campeão Brasileiro e artilheiro, foi cortado por ele mesmo. Noitadas, ausências em treinos e problemas extra-campo minaram suas chances na Amarelinha. Muito bem feito. Nessa o Dunga merece aplausos por deixar um jogador relapso com a própria carreira de fora.

No geral eu concordo com a lista do Dunga. Ele foi firme e não cedeu as pressões populares por Neymar, Paulo Henrique Ganso e Gaúcho. Porém, claro, que cada um tem a sua lista ‘ideal’ de convocados. E eu não seria diferente.

Lista do lipe
GOLEIROS:

Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Victor (Grêmio)

LATERAIS: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro)

ZAGUEIROS: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)

MEIO-CAMPISTAS: Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray),Kaká (Real Madrid), Carlos Eduardo (Hoffenheim) ,Ganso (Santos)

ATACANTES: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Diego Tardelli (Atlético Mineiro)

Concordo com o Dunga em relação a zaga e nas laterais. No gol eu levaria o Victor no lugar do Doni pra ser ao menos o terceiro goleiro, caso o Gomes tenha algum problema. No meio campo, tiraria o Julio Batista pra levar o Carlos Eduardo. O ex-jogador do Grêmio é um atacante que pode ser usado no meio-ofensivo, pra municiar os atacantes e é bem melhor do que Julio Batista e claro, no lugar do sempre-aíeumemachuqueinotreino Kléberson, levaria Ganso, pra dar mais ‘criatividade’ para a seleção, algo que senti falta na lista do Dunga. Eu trocaria o Grafite, que está bem no Alemão pelo Wolfsburg, pelo Tardelli, que vem bem no Galo de MG. Pura preferência minha.

Resumindo: O Dunga foi fiel ao grupo que o levou ao titulo da Copa América, da Copa das Confederações e a Liderança das eliminatórias. Com o respaldo dos jogadores, Dunga preteriu Ganso, mas o colocou na lista de ‘suplentes’ revelada pela CBF agora a pouco....e aí leitores, o que acharam da lista? Quem faltou? Vamos ao Hexa?

Abraços!

8 comentários:

Luh disse...

Doni e Gilberto Silva = torcerei pra Argentina ;P

11 de maio de 2010 18:58
Camilla disse...

Pois é, todo mundo criticando o Dunga, mas esse povo prefere um jogador todo problemático como o Adriano, e não interessa os títulos, ninguém sabe como seria o rendimento dele se fosse convocado??
Eu estou torcendo para que o Grafite faça muito bonito nessa Copa, para calar a boca desse povo.

Beijocas

11 de maio de 2010 18:58
Márcio Oliveira disse...

Brasil rumo ao hexa! Com time ruim ou bom! Temos que acreditar nesses daí que o Dunga convocou. Quem sabe num acontece que nem 94 e 2002, seleções desacreditadas e que foram campeãs?

11 de maio de 2010 18:59
Thaís disse...

VAI BRASIL! =]

11 de maio de 2010 19:16
Matias disse...

levaria o victor no lugar do doni, o andre santos no lugar do gilberto, o gaúcho e o ganso no lugar do kleberson e julio babtista e o tardelli no lugar do grafite

11 de maio de 2010 19:18
deh-luiz disse...

DUNGA VC É UM BURRO... B U R R O!
vc estrago a seleção brasileira na copa. PARABÉNS!

11 de maio de 2010 19:20
Arte Vital disse...

A coerência de Dunga é com os fatos, não com o que se chama, na realidade destes mesmos fatos, de Futebol Brasileiro. Para mim, No surprise. Dá no mesmo e o time é a cara do chefe. Vamos lá...o chefe ganhou uma copa e foi vice noutra e já um feito. Cervejinha, churrasco, caldo de feijão e um sambinha!!! Pretendo me alienar, pode ser a última Copa do Mundo de nossas relez vidinhas, rs.

11 de maio de 2010 20:09
Thiago Maihara disse...

Levaria o André Santos o Ganso e o Victor de diferentes nessa lista, mas ja esparava por uma convocação assim do Dunga, fazer o que, agora é confiar e torcer pelo hexa!

12 de maio de 2010 17:32

Postar um comentário