Altas emoções!

O emocional é algo a ser considerado em qualquer atividade que os seres humanos desempenhem. É até engraçado, afinal, são “animais racionais”, que deveriam usar a razão acima de tudo, e são afetados de uma maneira muito forte pelas emoções.

Um exemplo disso foi a partida entre Argentina e Bolívia, pela abertura da Copa América de Futebol. Recebendo a competição pela primeira vez, desde 1987, os hermanos, favoritíssimos diante dos adversários, saíram atrás no placar, sofrendo um gol do brasileiro (naturalizado boliviano) Edvaldo. Depois de muita “pressão”, conseguiram empatar com o atacante Agüero, genro de Maradona e jogador do Atlético de Madrid. Mas, como se explica esse resultado?

Em termos técnicos, a Argentina é superior a Bolívia. Porém o que se viu foi uma pressão muito grande dos torcedores presentes no Estádio Ciudad de La Plata, influenciando a atuação dos jogadores argentinos. Messi, o camisa 10 do Barcelona, considerado o melhor do mundo, simplesmente sumiu. O que se viu em campo foram 11 jogadores vestindo uma camisa pesada, não por suas tradições vitoriosas no futebol sul-americano. O que se viu foi um peso indesejado, causado pela ausência de títulos de real expressão (O último foi a própria Copa América, mas de 1993).

Jogando em casa, diante de um adversário considerado fraco, com o melhor jogador do mundo e, de repente, toma um gol. Não é a toa que a Seleção Argentina sofreu tanto para empatar. Aí que entrou o emocional, a favor da Bolívia e contra os hermanos.

A emoção é algo completamente subjetivo, ou seja, que varia de pessoa para pessoa. A euforia, após um resultado positivo, pode ser seguida de uma frustração muito grande, após o não reconhecimento dos outros sobre o sucesso anterior. A intensidade de um sofrimento, do medo, da coragem, é algo que não pode ser medido, aliás, nem deve.

Segundo adaptações de obras da psicologia, as emoções são reações a acontecimentos, surgindo subitamente e com duração breve. Despertam em situações novas, insólitas, inesperadas. As emoções manifestam-se acompanhadas de reações fisiológicas, por exemplo, após uma sensação de alívio, a respiração do individuo fica mais leve, mais lenta, mais tranquila.

“A palavra emoção traduz, em geral, à mente uma das seis emoções ditas primárias ou universais: alegria, tristeza, medo, cólera, surpresa ou aversão. (…)”, uma citação de Antonio Damasio, neurologista português que aborda as emoções do ser humano.

Algo a ser ressaltado sobre esse tema é a maneira que o homem pode se aproveitar das emoções. Quando algo de positivo acontece com ele, a adrenalina sobe, a confiança aumenta, e assim ele pode aproveitar para fazer seu rendimento crescer ainda mais. Isso bem que poderia ser dito para os jogadores da Seleção Brasileira, após marcarem o primeiro gol sobre a Venezuela na estréia da Copa América.




Read More